Museus e Galerias de Arte Óbidos
A Vila de Óbidos tem um passado e uma história que atravessa os seus museus e galerias.
Desde o espólio ligado à religião às obras de pintura de André Reinoso e Josefa de Óbidos.
Mas não só, nos dias que correm Óbidos aposta em espaços como a Galeria NovaOgiva para trazer exposições temporárias de arte contemporânea que merecem a visita de todos.
Por tudo isto e por muito mais, vem percorrer com a GO a calçada estreita das ruas da Vila de Óbidos e conhecer estes espaços fantásticos.
A vila de Óbidos tem outras atrações como os seus eventos anuais que vão fazer as tuas delícias! A Vila Natal de Óbidos e o Mercado Medieval de Óbidos.
Museu Municipal
Integrado na Rota dos Museus do Oeste, o Museu Municipal da Vila de Óbidos é também sede da Rede de Museus e Galerias de Óbidos.
Este museu foi fundado pelo Presidente da República na altura – o Sr. Almirante Américo Tomás estando presentes outras figuras do antigo regime dado que decorria a data 15 de Junho de 1970.
O Museu Municipal de Óbidos conta com um espólio de obras importantes onde se destacam os artistas André Reinoso e Josefa d´Óbidos numa colecção de pintura dos séculos XVI e XVII respectivamente.
André Reinoso foi o primeiro pintor barroco português e a sua actividade fez-se sentir entre os anos de 1610 e 1641.
Por outro lado Josefa d´Óbidos para além da pintura, dedicou-se também à estampa, à gravura, à modelagem do barro, ao desenho de figurinos, de tecidos, de acessórios vários e a arranjos florais.
Museu Paroquial
O Museu Paroquial de Óbidos reside na recuperada Igreja S. João Baptista e reza a história que foi construída no ano de 1309 pela Rainha Santa Isabel.
A igreja encontra-se localizada perto da entrada principal da Vila de Óbidos e é um dos imóveis mais importantes dentro das muralhas do castelo.
Nesses tempos idos a Igreja de S. João de Bapista serviu de apoio à comunidade de leprosos existente passando mais tarde para pertença da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos, a instituição fundada por outra das grandes rainhas que passou pela vila – a rainha D. Leonor.
Recentemente recuperada com o apoio da Câmara Municipal, a Igreja de S. João Baptista, localizada junto à Porta da Vila, é um dos imóveis mais simbólicos e uma referência incontornável do Património edificado em Óbidos.
A grande aposta para este espaço são as exposições temporárias de média duração assim como incentivo ao estudo e divulgação dos bens artísticos e históricos da igreja.
Museu Abílio de Mattos e Silva
O Museu Abílio de Mattos e Silva tem as suas portas abertas no edifício dos antigos Paços do Concelho da Vila de Óbidos e na Casa do Arco onde o artista viveu.
Abílio de Mattos e Silva entre muitas outras actividades exercidas, foi pintor, e esteve ligado às artes plásticas como ao teatro e ópera, a visitar.
Galeria NovaOgiva
Esta galeria foi fundada no ano de 1970 assim como o Museu Municipal da Vila de Óbidos através do escultor José Aurélio.
Esta passou por 3 décadas de inactividade e hoje em dia constitui uma porta aberta à arte contemporânea, com exposição temporárias, colecções e mostras.
A Galeria NovaOgiva faz parte da Rede de Museus e Galerias da Vila de Óbidos.
Galeria da Casa do Pelourinho
Esta galeria surge da necessidade de dispor de um espaço que servisse de alternativa ao Solar da Praça de Santa Maria, entretanto ocupado pela colecção permanente do Museu Municipal.
A Galeria da Casa do Pelourinho destaca-se pelo facto de ser usada para a apresentação de eventos de relevância cultural como mostras de arte contemporânea destinadas a novos talentos nacionais.