Castelo de Óbidos: dos Romanos ao Condado de Portugal
Atribui-se ao Castelo de Óbidos origem romana, provavelmente assente num castro.
Foi posteriormente fortificação sob o domínio árabe.
Depois de conquistado pelos cristãos (1148) foi várias vezes reparado e ampliado.
No reinado de D. Manuel I, o seu alcaide manda construir um paço e alterar algumas partes do castelo.
No Paço dos Alcaides salientam-se as janelas de belo recorte manuelino abertas para o interior do pátio.
São ainda do seu tempo a chaminé existente na sala principal e o portal encimado pelas armas reais e da família Noronha, ladeado por duas esferas armilares.
O Paço sofreu fortes danos com o terramoto de 1755.
No século XX estava em total ruína tendo sido recuperado para instalar a Pousada (a primeira pousada do Estado em edifício histórico).
Localizado naquela que hoje em dia é a freguesia de Santa Maria, vila e concelho de Óbidos, a sua história no entanto é bem mais antiga.
O lugar na antiguidade já fora habitado por povos cujo nomes aprendíamos na escola como os Lusitanos, Romanos, Visigodos e Muçulmanos (existe mesmo uma estação arqueológica nas proximidades da vila que oficializa a estadia dos Romanos nestas terras).
Foram os Muçulmanos a construir uma fortaleza amuralhada sendo que esta mesma foi conquistada pelo primeiro rei português – D. Afonso Henriques, decorria o ano de 1148.
Com a história da reconquista o castelo sofreu algumas obras efectivadas pelo rei D. Sancho I, o mesmo que “passou” à vila no ano de 1195 a sua Carta de Foral.
Com o passar dos tempos e após dos reinados de Afonso II e D. Sancho I, D. Dinis oferece a Vila de Óbidos à sua rainha como dote e a partir desse momento a vila obtém o nome de “Casa das Rainhas”, acto que foi cessado apenas no ano de 1834.
O Castelo de Óbidos foi severamente castigado com o terramoto de 1755 sendo que sofreu uma grande reestruturação no século XX, onde grande parte das suas muralhas foram reconstruídas.
Uma das histórias ligadas ao castelo e às suas muralhas é o outrora nome dado às gentes de Óbidos – Toupeiros, pois diz-se que existia uma rede de túneis por baixo das muralhas que permitia o abastecimento da vila quando esta estaria sob cerco.
Aproveita e descobre mais aqui sobre o Património Religioso de Óbidos ou então os outros eventos anuais que vão fazer as tuas delícias! O Festival do Chocolate e a Vila Natal são 2 bons exemplos…