Que a vila medieval de Óbidos foi considerada como uma das sete maravilhas de Portugal já todos sabiam, mas o que fazer em Óbidos?
Tours em Óbidos
Apesar de ser uma vila relativamente pequena, Óbidos tem muito a oferecer. Destacamos, monumentos, livrarias, a ginja e doces.
Com uma história que vem para além do nascimento de Cristo, com os Celtas, e depois com os Romanos, passando pelos invasores bárbaros, acabando com a presença mourisca desde o século VII até ao XII.
Com a reconquista, Óbidos passa para domínio português no ano de 1148, um ano após a conquista de Lisboa.
Daí, o desenvolvimento da via foi efectuado século após século, sendo que a muralha exterior foi já recuperada durante o Estado Novo no século XX.
Se quiseres ter uma experiência diferente pela vila reserva uma das nossas tours em Óbidos:
No entanto, se não te apetecer fazer esta tour em Óbidos então desfruta do resto do tempo que tiraste para conhecer a vila aproveitando algumas das dicas que aqui te deixamos.
Castelo e Muralhas
Diz-se que a origem do castelo de Óbidos remonta ao século VII construído pelos mouros.
Com a reconquista, Óbidos passa para domínio português no ano de 1148, um ano após a conquista de Lisboa.
Daí, o desenvolvimento da vila foi efectuado século após século, sendo que a muralha exterior foi já recuperada durante o Estado Novo no século XX.
Após a requalificação do castelo e muralhas da vila, o mesmo foi transformado numa "Pousada", com quartos e restaurante.
Esta foi a primeira "Pousada" em Portugal, e hoje é administrada pelo grupo Pestana.
As muralhas à volta do castelo, já construídas após a conquista do castelo são quase circulares, óptimas para um passeio, mas com muito cuidado porque o caminho é estreito e a altura - grande!
Podes subir às muralhas em vários sítios, destacamos as escadas logo à entrada da porta da vila.
Livrarias
Óbidos foi reconhecida pela UNESCO como "cidade literária" no ano de 2015. Como tal a rede de livrarias tem vindo a crescer. As mais conhecidas são a livraria do Mercado Biológico situada na rua Direita e a livraria de Santiago situada no topo da rua Direita na igreja de São Tiago.
Mas existem outras como a livraria Artes e Letras que se encontra inserida no Espaço Ó na rua Porta da Vila ou a Casa Saramago que serve como biblioteca municipal.
Ginja
A famosa ginja foi transformada em "Ginjinha" pelos nossos primeiros monges algures no século XII e foi-nos trazida pelos romanos dos territórios hoje conhecidos como Turquia e Grécia.
Na altura os romanos usavam a fruta para provocar o vómito! Sim... o vómito! Após o abuso de comida e bebida os romanos provocavam o vómito para recomeçar o processo.
Hoje quem vem visitar a vila não pode deixar de provar a famosa bebida. São algumas as marcas que poderás encontrar por aqui, e muitas delas produzidas no concelho.
Com o Festival do Chocolate a tradição foi-se moldando, e agora, a ginginha é bebida dentro de um copo de chocolate negro ou branco (aqui os gulosos que escolham).
Igrejas
São muitas as igrejas que podes visitar pela vila, nós destacamos estas quatro que se destacam pelos tesouros que por lá encontras.
Igreja de Santa Maria
A igreja principal da vila foi baptizada pelo nosso primeiro rei no século XII e dentro das suas paredes encontramos três padrões de azulejos: O azul e branco (o mais tradicional e comum), o amarelo e azul com motivos florais de influência Mourisca-Hispãnica, e nos altares laterais temos os geométricos.
Para além disso, podes admirar o conjunto pintado por Josefa de Óbidos - O Casamento Holístico de Santa Catarina (originais do século XVII). e ainda uma "pietá" do escultor francês do século XV Nicolau de Chanterene.
Igreja da Misericórdia
Mandada erigir pela rainha D. Leonor, conhecida como a "Perfeitíssima", a igreja da Misericórdia tem um conjunto de azulejos do século XVII / XVIII de influência Mourisca - Hispãnica que valem a pena a visita.
Igreja de São Pedro
Nesta igreja do século XV é bem evidente a influência templária pois na face lateral direita encontra-se uma cruz alusiva à ordem, e é dentro desta igreja que se encontra sepultada a famosa pintora Josefa de Óbidos (apesar de não se saber onde se encontra o túmulo).
Igreja de São Tiago
Hoje este espaço já não é mais uma igreja mas sim uma livraria. Este projecto nasceu com a vila literária e é um dos mais fantásticos de se entrar e visitar (entrada gratuita)!
Lagoa de Óbidos
A lagoa de Óbidos é o maior sistema lagunar da costa portuguesa quase com seis quilómetros de extensão.
Esta é óptima para tempos de lazer, seja só ou acompanhado, aqui são muitas as opções. desde caminhar, andar de bicicleta, birdwatching ou desportos náuticos.
Dentro destas opções têns vários trilhos que se encontram bem sinalizados, ou empresas onde podes alugar o material que procuras para concretizar a tua aventura. Destacamos aqui o paddleboard, a canoagem entre outras opções.
Caminhadas
Óbidos é um concelho altamente agrícola onde imperam as Pêras Rocha e Maçãs do Oeste. Para além das muralhas, castelo e lagoa de Óbidos, podes partir à aventura fora destes elementos e encontrar uma comunidade diferente que as revistas de turismo por vezes apresentam.
Aqui pela Usseira, Olho Marinho e outras freguesias o ar puro é rei, e existem várias percursos identificados que podes percurrer em segurança.
À descoberta do Oeste
O Oeste continua a ser um destino muito interessante pelo facto de ainda conseguirmos achar sítios onde o turismo não se faz sentir como em Lisboa, Porto, Algarve, etc...
Assim, se ficares por Óbidos és capaz de teres uma experiência mais local e imersiva, onde provavelmente os preços serão mais interessantes.
A partir desta localização poderás visitar um conjunto de sítios como Peniche, Caldas da Rainha, Nazaré e Alcobaça (entre outros), e voltares para o conforto do espaço que escolheste para pernoitar.
Em Peniche podes visitar o antigo forte onde o 25 de abril se fez sentir, a praia do Baleal e ainda a praia de Super Tubos onde se disputa uma das etapas do campeonato mundial de surf.
Nas Caldas da Rainha poderás visitar aquele que é considerado o Hospital Termal mais antigo do mundo e a sua piscina da Rainha, ou a Praça da Fruta, o único mercado a céu aberto a funcionar todos os dias do ano em Portugal.
Pela Nazaré podes disfrutar da sua grande marginal e areal. Aqui podes ver as tradições do peixe seco e as típicas nazarenas que vestem as suas 7 saias.
Mas não só... aqui podes também visitar o Sítio da Nazaré onde encontrarás o Santuário onde Vasco da Gama e Pedro Alves Cabral rezaram antes de se aventurarem oceano fora, e ainda o forte de Miguel de Arcanjo, uma construção do século XV que hoje em dia é conhecido por ser ali que se tiram as melhores fotografias sobre a praia do Norte e as suas ondas gigantescas.
Temos ainda Alcobaça, esta cidade onde se encontram enterrados D. Pedro e D. Inês naquela que é a história de amor mais bonita ou terrorifica (fica à vossa imaginação) de Portugal.
Dentro do mosteiro de Santa Maria encontram-se os dois túmulos e claro um dos mais belos exemplares da arquitectura gótica na Europa.