Porta da vila de Óbidos
A Porta da Vila de Óbidos faz parte da muralha mandada levantar pelo rei D. Fernando (século XIV) para defender o burgo do iminente ataque espanhol que nunca aconteceu.
Hoje a entrada principal da vila, apresenta uma estrutura defensiva em “cotovelo”, montada para encurralar os ataques inimigos num curto espaço. Aqui poderás observar bela azulejaria dos séculos XVII e XVIII marcada pelas influências dos centros de azulejaria de Delft nos Países Baixos, e que retratam cenas da Paixão de Cristo nomeadamente a Agonia de Jesus no Horto e a Prisão de Jesus.
No varandim barroco onde os azulejos são apresentados poderás também apreciar a capela oratório de Nossa Senhora da Piedade a Padroeira da Vila de Óbidos.
Por cima da porta da entrada poderás ver a inscrição em latim “A Virgem Nossa Senhora foi concebida sem pecado original”, placa essa mandada colocar pelo Rei D. João IV, em agradecimento pela protecção da Padroeira aquando da Restauração da Independência em 1640.
Horários
Sendo a Porta da vila a entrada principal para entrares no castelo de Óbidos poderás apreciar os seus encantos a qualquer hora do dia ou da noite…
Mais património que podes visitar em Óbidos:
Se tiveres curiosidade descobre outros locais a visitar em Óbidos: