Santo Antão, Óbidos

Romaria anual a 17 de Janeiro

Santo Antão, Óbidos

A Festa de Santo Antão, Óbidos é uma festa anual que junta milhares de pessoas na Ermida do santo num monte com 80 metros de altura, onde os degraus irregulares (150 ao todo) para chegar ao cimo são um extra para pararmos e observarmos a paisagem envolvente…

E sim, também tirar umas fotografias aos amigos e à festa, para memória futura de uma tradição onde a comida, bebida e convívio não faltam.

Esta festa tem um cariz religioso e profano e junta o povo à volta do Santo Antão, santo protector dos animais, que aqui procuram a bênção para os seus animais.

Aqui fazem-se promessas várias como o nascimento de animais ou as melhoras daqueles que padecem de alguma doença.

Ao lado profano e pagão está associada festa feita pelas pessoas que até ao pôr do sol acendem fogueiras, assam chouriço e outras carnes sempre acompanhadas por um copo de vinho ao som do acordeão, viola ou cantares.

Ermida de Santo Antão, figura de St. Antão, Óbidos

Dado o seu carácter religioso podes e deves complementar a participação no Santo Antão com uma visita pelo património religioso de Óbidos, para o qual podes encontrar mais informação aqui!

Para descobrir em Óbidos:

Podes ainda aproveitar para descobrir mais sobre o Castelo e as Muralhas da vila de Óbidos ou então vires até cá por altura de um dos outros eventos anuais que vão fazer as tuas delícias!

Depois do Santo Antão o Festival Internacional do Chocolate é o senhor que se segue, passando pelo aclamado Mercado Medieval,  e a Vila Natal aquela que faz as delícias dos mais pequenos.

No entanto, não poderás esquecer que Óbidos foi considerada pela UNESCO como cidade criativa, e parte desse encanto deve-se ao facto do festival literário FOLIO que acontece nos meses de Setembro e Outubro.

Para além do FOLIO nasceu o festival Latitudes, também literário mas apenas dedicado às viagens.

 

Santo Antão, Vista panorâmica para o castelo de Óbidos

Encontra Aqui

Segue-nos