FOLIO Festival Literário Internacional de Óbidos

FOLIO: Visita-nos!

A revolução começa no FOLIO, Festival Literário Internacional de Óbidos

Num trajecto que começou em 2015 o FOLIO Festival Literário Internacional de Óbidos é uma referência no panorama literário e cultural de Portugal e também internacional.

A partir desse ano que grandes lendas da literatura nacionais e internacionais se deslocam à pitoresca vila de Óbidos para participarem neste evento que consagra os livros, em destaque temos:

  • Salman Rushdie
  • Ricardo Araújo Pereira
  • Gregório Duvivier
  • Mário Zambujal
  • J.A. González Sainz
  • Julián Fuks
  • Mia Couto
  • José Eduardo Agualusa
  • Karla Suarez
  • Rachel Kushner

FOLIO - Locais a Visitar

São vários os espaços preenchidos com tanta diversidade ligada aos livros pela vila que é sempre difícil assistir a tudo. A seguir deixamos uma lista dos locais que deverás visitar:

#1 Livraria Santiago

Instalada na Igreja de São Tiago (século XII), de todas a mais próxima da residência real e daí a preferida. Esta Igreja foi transformada em livraria com o projecto da Vila Literária de Óbidos.

Aqui irás encontrar uma grande variedade de Livros, projecção de filmes, debates, lançamento de livros e exposições ou tomar um café.

Horário: Sexta e Sábado das 10:00 às 21:00 – Domingo a Quinta das 10:00 às 19:00
Tel: 262 103 180
E-mail: [email protected]

#2 Livraria do Mercado

Bem no centro da principal rua da vila de Óbidos, mais precisamente na Rua Direita naquele que era o antigo refeitório da Câmara Municipal. Este é também um dos espaços mais emblemáticos e que não poderás perder.

Misturado com produtos biológicos estão caixotes de fruta antigos repletos de livros usados à tua espera. Livros em várias linguas e para todos os gostos. Também irás encontrar Alfarrabista e Livros Raros, Viagens, Gastronomia e Vinhos.

Horário: Sexta e Sábado das 10:00 às 21:00 – Domingo a Quinta das 10:00 às 19:00
Tel.: 262 103 180
E-mail: [email protected]

#3 Livraria da Adega

O Espaço Ó situado à entrada da Vila de Óbidos no exterior das muralhas. Aqui podes encontrar um projecto inovador associado aos livros e à literatura. Aqui os livros são apresentados dentro de caixas de vinho.

Neste espaço poderá encontrar uma livraria generalista e alfarrabista, bem como um bar de vinhos e petiscos.

Horário: De quinta a domingo das 10:00 às 19:00
Tel.: 939076997
Email.: [email protected]

#4 Galeria Nova Ogiva

Na Rua Direita e junto ao Museu Municipal encontramos a Galeria Nova Ogiva. Aqui podes visualizar exposições, projecções e performances.

Neste espaço poderá encontrar uma Livraria, Exposições, Projecções e Performances.

Horário: Aberto das 10:00 às 18:00 (encerra à terça-feira)
Tel.: 262 103 180
E-mail: [email protected]

#5 Histórias com Bicho

Este espaço está localizado numa antiga escola primária em Óbidos, e diz que foi construída durante o Estado Novo. "Este é um projecto Literário pensado para acolher leitores dos 0 aos 200 anos" diz uma vez mais a organização.

Ao passeares por este espaço irás encontrar livros Infantis.

Horário: Aberto de Quinta-feria a Domingo das 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 19:00
Tel.: 262 103 180
E-mail: obido[email protected]

FOLIO tranforma Óbidos em vila literária da UNESCO

De acordo com a organização:

"Contamos com o contributo de outras cidades criativas da UNESCO: Granada e Heidelberg – duas cidades criativas da literatura – trazem uma programação que mistura música e literatura na secção FOLIA; Montreal, cidade do Design da UNESCO, terá em Óbidos palco para uma programação no capítulo FOLIO AUTORES. E a relação com o Brasil ganha novos contornos com uma parceria FOLIO/FLIP ao abrigo do protocolo com a EDP Brasil.

A nível nacional, Óbidos Cidade Criativa da Literatura da UNESCO foi aprovada para integrar o Plano de Emissões Filatélicas de 2017 e desta forma terá lugar no FOLIO a cerimónia oficial do lançamento do selo oficial da República ÓBIDOS VILA LITERÁRIA UNESCO."

As Editoras que apoiam o FOLIO

Estas são as editoras que fazem com que o sucesso do FOLIO seja cada vez mais  reconhecido em Portugal e no estrangeiro: Tinta-da-China, Abysmo, Presença, Gradiva, 2020 Editora (Elsinore), Relógio d’Água, Penguin Random House, D. Quixote, Quetzal, Porto Editora Teodolito...

Localização do Evento

O FOLIO Festival Literário Internacional de Óbidos realiza-se todos os anos dentro das muralhas do castelo de Óbidos e em alguns outros espaços exteriores da muralha como é o caso das instalações junto ao Quartel dos Bombeiros da vila.

Bilheteiras e Preços

Por norma, durante o evento existem sempre vários acontecimentos e tu só tens de escolher aqueles a que mais queres assistir! Para mais informações sobre o preços dos bilhetes e como podes adquirir a tua entrada acede online ao site do Evento!

Datas e Horários do Festival FOLIO

As edições do FOLIO costumam acontecer entre os meses de Setembro e Outubro, e os vários acontecimentos durante os eventos ocorrem durante todos os dias da semana. Os horários estão apenas disponíveis quando os programas são emitidos pela organização, mas os eventos ocorrem em grande parte a partir das 15h.

Como chegar a Óbidos e ao FOLIO

Localizada a apenas 45 minutos da capital portuguesa Lisboa, esta vila do oeste dispõe de excelentes condições de acessibilidade.

Se vieres de Lisboa podes optar pela Auto-Estrada A8 (+- 5€ de portagens) e 45 minutos de viagem. Se preferires transportes públicos poderás fazer a viagem através da Rede-Expresso ou da Rodoviária do Oeste. Se optares pelo comboio tem apenas atenção ao facto da estação da CP em Óbidos ainda ficar longe do centro da vila.

Se estás pelo norte, podes optar por vir pela Auto-Estrada A1 e depois em Leiria entrares na Auto-Estrada A8. Também poderás optar pela Rede Expresso.

Tens outras opções caso venhas de outros destinos como o interior do país como Santarém, onde a Auto-Estrada A15 é o meio mais fácil de se chegar a Óbidos.

Outras Dicas sobre o FOLIO que vais querer saber

Ao escolheres visitar o FOLIO, Festival Literário Internacional de Óbidos, fica a saber que a organização indica que "existem alguns condicionamentos na acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida “permanente e temporária” (cadeiras de rodas, pessoas com limitações de mobilidade, carrinhos de bebé)".

Nestas alturas o fluxo de visitantes aumenta significativamente pelo que deverás ter atenção a alguns pormenores:

Estacionamento

Existem alguns parques de estacionamento que são gratuitos como aqueles que estão junto ao quartel de Bombeiros, e outros que são pagos - junto ao aqueduto.

Caixas Multibanco

Existem algumas caixas junto à Porta da Vila (entrada principal de Óbidos) e outras na Rua Direita (rua principal da vila), mas nestas ocasiões a organização indica que o melhor é vires preparado.

Posto de Turismo

O Posto de Turismo de Óbidos está localizado antes das muralhas da vila, junto ao Parque de Estacionamento Principal (pago).

O Latitudes como complemento ao FOLIO

O Latitudes é um festival inserido no projecto de Óbidos Vila Literária e é dirigido à literatura de viagens. Todos os anos desde o seu lançamento que no Latitudes temos a introdução de novos livros, conversas com autores, conferências, oficinas de escrita e viagens pela gastronomia e muita música como é habitual em todos os eventos realizados na vila.

Hotéis em Óbidos

Se preferires fugir às filas e às dificuldades do trânsito que por vezes acontecem, aconselhamos a que reserves uma estadia num dos hotéis da vila de Óbidos e assim evitares o que acabámos de descrever.

Existem várias hipóteses desde aos convencionais hotéis ao AirBnb e aos hostels, só terás de ter atencção quanto à localização dos mesmos.

Dica - ficar dentro das muralhas pode ser de facto apetecível, mas para estacionar é sempre uma solução a considerar pois as ruas são estreitas e difíceis de manobrar.

  • Hotel Josefa D´Óbidos
  • Casal da Eira Branca
  • Casa das Senhoras Rainhas
  • Praia D'El Rey Marriott Golf & Beach Resort

Restaurantes em Óbidos

Nós sabemos que vens à procura de chocolate, no entanto, se ficares para almoçar ou jantar existem algumas escolhas que deves ter em conta.

Dado que a vila de Óbidos é repleta de visitantes e turistas e que esse número aumenta consideravelmente durante a data dos eventos aconselhamos a reservar o almoço ou o jantar, aqui ficam as nossas dicas:

  • Jamón Jamón
  • A Nova Casa do Ramiro
  • O Caldeirão

Lugares a Visitar após o FOLIO

Sabemos claro que o Oeste não é uma pequena caixa de surpresas mas sim uma das grandes. Aqui podes misturar de tudo um pouco e saíres com as expectativas bem supridas!

Assim, entre os intervalos das apresentações de livros, colóquios ou exposições explora a nossa região. Olha só o que recomendamos:

Lugar #1 Lagoa de Óbidos

A uns breves minutos da vila podes passear naquela que é considerada a maior lagoa costeira de Portugal. Com cerca de seis quilómetros de diâmetro, caminhar, andar de bicicleta ou fazer observação de aves podem ser as desculpas perfeitas para um suspiro na natureza.

Lugar #2 Foz do Arelho

Uma das praias de eleição dos Obidenses e Caldenses. Aqui podes misturar a natureza com os desportos náuticos e claro o peixe e o marisco fresco a saltar nos nossos pratos ao almoço ou jantar.

Lugar #3 Hospital Termal das Caldas da Rainha

Fundado em 1484 pela Rainha D. Leonor este é o Hospital Termal considerado o mais antigo do mundo. Os bilhetes têm de ser adquiridos no Museu do Hospital e das Caldas, e a nossa dica vai para a visita à Piscina da Rainha.

Lugar #4 Peniche

Para além do novo Museu Nacional da Resistência e liberdade instalado no antigo forte, Peniche é conhecida pela capital da Onda, e as suas inúmeras praias são das melhores no Oeste para ir a Banhos.

Lugar #5 Nazaré

Mulheres que veste sete saias ou a tradição do peixe seco são algumas das atracções da Nazaré, mas hoje em dia as ondas gigantes marcam o cenário.

Lugar #6 Alcobaça

Alcobaça é a cidade do grandioso mosteiro da UNESCO mas também do menos conhecido mosteiro de COZ. Ambos pertencerem à ordem de Cister e merecem sempre a nossa visita. A acompanhar a mesma um doce conventual, é claro!

FOLIO - Fotografias do Evento

FOLIO FESTIVAL LITERÁRIO de Óbidos
FOLIO
Mercado do Livro
FOLIO FESTIVAL LITERÁRIO de Óbidos, livros
FOLIO
Stand de Livros
FOLIO FESTIVAL LITERÁRIO de Óbidos à noite
FOLIO
Vista Nocturna
FOLIO FESTIVAL LITERÁRIO de Óbidos, exposição
FOLIO
Exposição
FOLIO FESTIVAL LITERÁRIO de Óbidos
FOLIO
Ricardo Araújo Pereira e António Prata
previous arrow
next arrow
Slider

Encontra Aqui

Segue-nos