Eburobrittium a Vila Romana de Óbidos
Quando se visita a vila de Óbidos não se pode deixar de explorar o seu território e claro saber mais sobre a Vila Romana de Óbidos que aqui teve lugar! O próprio castelo é de origem romana embora tenha sido depois uma fortificação sob o domínio árabe.
Óbidos é considerado uma vila medieval, autêntico museu carinhosamente conservado, com as suas altivas e seguras muralhas, ruas tortuosas, casario branco e janelas cheias de flores. A cada passo, o encontro com os tempos da corte.
A localização dos Romanos em Óbidos
Pela sua excelente localização junto ao mar, estas terras desde sempre foram habitadas. Com o terramoto de 1755, que se fez sentir com enorme intensidade na Vila, derrubando partes da muralha, bem como alguns templos e edifícios, alterando-se alguns aspectos do traçado e do casco árabe e medieval.
Sobre a história da Vila de Óbidos, esta tem inicio em 308 a.C., com a fundação por parte do povo celta, que foram conquistados pelos romanos numa luta travada por águas da Foz do Arelho, dado que a tentativa por terra foi anulada.
A Conquista Romana
Diz-se que o comandante responsável pela conquista reportou a vitória a Júlio César indicando que tal só teria sido possível pelo braço de mar (lagoa de Óbidos), portanto devido a “Ob id os” (“por causa desta boca”). A cidade Romana de Eburobrittium, cujas ruínas do fórum romano foram encontradas durante obras na estrada IP6 e IC1, encontram-se fechadas ao público. A história conta-nos que os romanos foram subjugados pelos Visigodos no século V, que posteriormente foram dominados pelos Mouros.
Durante o período de dominação Muçulmana em Portugal que durou mais de 500 anos, os Mouros iniciaram a construção do castelo de Óbidos que serviria para barrar o avanço de tropas inimigas vindas do Norte em direção a Santarém e Lisboa, os principais portos do país.
Com a consolidação do Império português, a vila dos “toupeiros” (apelido dado à população de Óbidos devido à extensa rede de tunéis construídos sob o castelo e ás muralhas que garantiam o abastecimento da fortificação em longos sítios) foi pouco modificada militarmente até 1755, aquando do grande terramoto que danificou em muito a vila.
Como Visitar a Vila Romana de Óbidos
A Vila Romana de Óbidos foi descoberta após o começo da construção da Auto-Estrada A8 e fica em terrenos privados, como tal hoje em dia não é possível visitar, pois a propriedade está fechada ao público. No entanto, vai seguindo a nossa plataforma, pois é usual existirem visitas guiadas organizadas ao local.
A actualidade da vila de Óbidos
Com o passar dos anos a vila foi reconstruída, e hoje é um dos principais destinos turísticos de Portugal, sendo que o Antigo Castelo foi transformado em pousada.