Os Pormenores do Convento de São Miguel, Gaeiras

Convento de São Miguel, Gaeiras, entrada, Goóbidos, o teu Guia Turístico Local
Convento de São Miguel, Gaeiras, entrada, Goóbidos, o teu Guia Turístico Local

Tudo o que precisas de saber sobre o Convento de São Miguel, Gaeiras

O Convento de São Miguel, Gaeiras, faz ainda parte do concelho de Óbidos, fazendo fronteira com o concelho vizinho de Caldas da Rainha.

O património foi edificado pelo Cardeal D. Henrique com a autorização do papa Pio V (Antonio Ghislieri, Michele, nascido em Milão, Itália). Diz que  tudo começou no ano de 1569, na Lagoa de Óbidos, num lugar que ainda hoje ainda existe e tem como nome Arelho, quando o Cardeal e o Frei Damião da Torre seguiam para Alcobaça de passagem, fundando assim o convento de São Miguel de Trás do Outeiro. Entretanto, o local onde estava edificado tornou-se inabitável e insalubre.

Convento de São Miguel, Gaeiras, fachada, Goóbidos, o teu Guia Turístico Local
Convento de São Miguel, Gaeiras, fachada, Goóbidos, o teu Guia Turístico Local

Anos depois em 1602, o convento foi refundado nas Gaeiras, perto de Óbidos, agora por D. Dinis de Lencastre (alcaide de Óbidos) e  sua mulher D. Isabel Henriques. A obra foi continuada pelo filho dos dois – D. Afonso de Lencastre, para cujo local havia sido adquirida uma terra na Quinta de Vale de Flores.

A obra que não tinha sido acabada à época de 1740, recebeu a visita do D. João V, famoso rei ligado à cidade vizinha das Caldas da Rainha (o rei fez, nada mais nem  menos que 13 tratamentos nas águas termais da cidade) e que em viagem a Óbidos, passa pelo Convento das Gaeiras, e doou oitocentos mil réis para que a igreja fosse finalizada.

O encerramento definitivo deu-se em 1834, no âmbito da “Reforma geral eclesiástica” onde foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas  de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira.

O convento foi então vendido à família Gama que foi a proprietária durante algum tempo. Após algumas décadas, o Convento de São Miguel passou para a Câmara Municipal de Óbidos onde se manteve até 1994. Foi então a Associação de Municípios do Oeste, que reabilitou o edifício em 1998…

Convento de São Miguel, Gaeiras, exterior, Goóbidos, o teu Guia Turístico Local
Convento de São Miguel, Gaeiras, exterior, Goóbidos, o teu Guia Turístico Local

Localização do Convento de São Miguel

O Convento de São Miguel situa-se na localidade de Gaeiras, Óbidos, e podes encontrar o mesmo fora do centro da povoação. De forma a que o possas encontrar mais rapidamente deixamos-te aqui a sua morada: Rua Vale da Horta, no número 5.

Como chegar

São várias as formas que tens de chegar até ao Convento de São Miguel! Se vieres de carro podes optar por vir via Auto-Estrada (A8) que liga Lisboa a Leiria, saindo na saída “Gaeiras”. Após a saída chegues a direcção de Óbidos, e logo na primeira rotunda (cerca de 200m após saída da A8) segues as placas que indicam “Gaeiras” e “Convento de São Miguel”, e em menos estás no parque de estacionamento do monumento.

Mas se a tua decisão for vir de transportes públicos a melhor escolha é a Rodoviária do Oeste, que faz ligações diárias entre Óbidos / Gaeiras ou Caldas da Rainha / Gaieras e depois vice-versa para que possas retornar sem quaisquer tipo de problema.

Preços

As entradas no Convento de São Miguel, Gaeiras são gratuitas.

Horários

O Convento de São Miguel serve como incubadora de empresas, pelo que está aberto pelo menos durante a semana em horário laboral.

Convento de São Miguel, Gaeiras, claustro, Goóbidos, o teu Guia Turístico Local
Convento de São Miguel, Gaeiras, claustro, Goóbidos, o teu Guia Turístico Local

 

 

Encontra Aqui