Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça

De acordo com a Câmara Municipal de Alcobaça “Sob o lema “Um clássico para todos” o Cistermúsica apresenta, há cerca de 3 décadas, uma programação de referência, acolhendo os mais reconhecidos artistas e agrupamentos de música erudita, em alguns dos mais emblemáticos locais do nosso património histórico.”

Nicolau de Chanterene escultura na Igreja Sta. Maria em Óbidos, Goobidos Guia Turístico, Fotografa de ManuelVBotelho

Se estiveres por Óbidos e o evento estiver a decorrer aproveita para fazeres um programa cultural.

Alcobaça está mais ao menos a 30 minutos da vila de Óbidos, e através da conexão com auto estrada A8 é fácil e rápido de chegares ao evento.

"O Cistermúsica ambiciona ser, para além do Festival de Música de Alcobaça, o promotor de uma rede nacional de programação, apresentando concertos e outras experiências artísticas inesquecíveis ao longo do ano, contribuindo desta forma para o desenvolvimento cultural e turístico do país.

Tendo como palco privilegiado o Mosteiro de Alcobaça, património UNESCO e obra-prima da arte gótica cisterciense, o Cistermúsica tem sido pioneiro na promoção de sinergias patrimoniais e culturais, com destaque para a “Rota de Cister” que leva a cultura ao património de norte a sul do país.

O Cistermúsica vive ainda para os mais novos, que encontram na secção “Júnior e Famílias” uma oferta diversificada, potenciando a formação de novos públicos, sensibilizando-os para o estudo, fruição e valorização das artes. A programação “Outros Mundos”, que privilegia o cruzamento da música com outras expressões artísticas (dança, videomapping, fotografia, etc.), apresenta também propostas culturais direcionadas a um público mais abrangente, levando aos palcos espetáculos de jazz, de fado e das músicas do mundo, entre outros géneros musicais.

Nascido em 1992 por iniciativa do Município de Alcobaça, o Cistermúsica é organizado, desde 2002, pela Banda de Alcobaça, tendo o apoio institucional do mesmo Município e da Direção-Geral das Artes."

Texto de autoria da CM. de Alcobaça

Encontra Aqui